Equipamentos não letais

3 equipamentos não letais indispensáveis

Equipamentos não letais são obrigatórios a todas as forças de segurança pública desde 2014, e o objetivo do seu uso é preservar a integridade física dos agressores cujo comportamento demanda repreensão policial

Entretanto, ao contrário do que se costuma pensar, os equipamentos não letais conseguem, em inúmeras circunstâncias, incapacitar do combate com sucesso os agressores (mesmo sem letalidade). 

Por outro lado, para que os instrumentos de menor potencial ofensivo sejam eficientes, é preciso garantir o mais alto rigor de qualidade na sua confecção.

Afinal, a própria segurança do operador depende da resistência e eficiência do equipamento não letal manuseado. 

Por isso, hoje cumpriremos mais uma vez nossa missão, apresentando os 3 equipamentos não letais que, por sua qualidade e eficácia, já fazem parte do dia a dia de operadores de todo o Brasil.

Acompanhe a seguir! 

O que são equipamentos não letais?

De acordo com a Lei 13.060 de 2014, são os instrumentos de menor potencial ofensivo projetados especificamente para, com baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes:

  • Conter;
  • Debilitar ou;
  • Incapacitar temporariamente pessoas. 

Portanto, são exemplos comuns o spray defensivo, ou o bastão retrátil

Além disso, a utilização dos equipamentos não letais será sempre priorizada no serviço policial, salvo exceções.

Por isso, vale a pena esclarecer exatamente quando ou sob que circunstâncias eles deverão ou não ser empregados pelos Operadores de Segurança Pública. 

Quando os instrumentos de menor potencial ofensivo devem ser empregados?

De acordo com a já citada lei vigente, em suma, os instrumentos de menor potencial ofensivo deverão ser priorizados sob o armamento letal dos operadores, quando tal uso não significar:

  1. Risco a integridade física dos policiais ou;
  2. Risco à integridade psíquica dos policiais.

Por outro lado, a lei também prevê os usos ilegítimos das armas de fogo pelos policiais em seu parágrafo único do artigo 2º, o qual enuncia:

Parágrafo único. Não é legítimo o uso de arma de fogo:

  1. contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que não represente risco imediato de morte ou de lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros; e 
  2. contra veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, exceto quando o ato represente risco de morte ou lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros.

Portanto, identificar equipamentos não letais confiáveis, eficientes e seguros, é uma prioridade para o trabalho policial, que assegura legalidade e funcionalidade em suas ações. 

Pensando nisso, preparamos a lista a seguir!

Conheça os 3 equipamentos não letais indispensáveis para operadores de segurança 

Confira os instrumentos de menor potencial ofensivo da Sttun Tactical, referência nacional na fabricação e disponibilização de equipamentos dessa natureza.

Bastão retrátil 

O bastão retrátil flexível Sttun Stick é um equipamento de altíssima resistência, confeccionado em nylon e nanocompósitos de grafeno.

Sua haste flexível enverga até 90º graus, de modo a controlar a energia transferida para o corpo, não produzindo lesões graves ao mesmo tempo em que desencoraja a agressão criminosa

Desse modo, o equipamento 100% nacional é totalmente funcional, não enferruja, tampouco tem sua retração prejudicada.

Além disso, devido à sua haste flexível, diferentemente de bastões retráteis metálicos, o operador de segurança atua sob plena legalidade, sem o risco de eliminar a pessoa atingida, incorrendo em infrações penais.

Por outro lado, o Sttun Stick também é um bastão retrátil de defesa pessoal, sendo empregado por cidadãos capacitados para sua legítima defesa.

Bastão de pressão 

O bastão de pressão Sttun Shock é definitivamente um equipamento não letal poderoso, facilmente portátil, e resistente. 

Com dimensões reduzidas (18 cm), leveza impressionante (60 g) e confeccionado em PP e Nylon, o Sttun Shock é altamente eficiente em paralisar músculos de maneira temporária.

Assim, é possível agir preventivamente, incapacitando e desencorajando a agressão criminosa. 

Além disso, esse equipamento é também muito recomendado para vigilantes, principalmente na área de eventos, dada sua fácil portabilidade e funcionalidade.

Spray de autodefesa 

O spray de autodefesa é um dos equipamentos mais efetivos na dissuasão da ação criminosa, e um importante instrumento para imobilizar agressores

Nesse sentido, nosso spray de autodefesa CP25 cumpre essa missão com completa assertividade, contando com:

  • Gatilho direcionado;
  • Alcance efetivo de até 2 metros;
  • Incapacitação e desorientação do agressor por até 5 minutos; 
  • Eficácia imediata, causando desorientação, asfixia ou vômito sem representar perigo real à saúde do atingido;
  • Não deixa resíduos no organismo.

O spray de autodefesa, portanto, é indispensável para operadores de segurança pública, privada, e civis que buscam preservar sua integridade física. 

Seja como for, no combate, possui a vantagem quem faz o primeiro movimento.

Por isso, se você não quer perder mais conteúdos como este, faça o primeiro movimento: confira nosso blog agora mesmo! 

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *